Cinco motivos para adotar o Nuvem9Brasil na sua escola:

1. Acolhimento

Acolher tornar-se fundamental no atual momento em que estamos vivendo e no momento de retomada das aulas nas unidades escolares. O acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles. Nessa hora, é fundamental que todos os atores da educação básica estejam conscientes da importância das relações socioemocionais. Dessa forma, com as ferramentas corretas em mãos, estes atores – professores, gestores escolares e família – terão plenas condições de acolher os alunos que chegarão em um momento complexo dentro das unidades escolares.

2. O que é Educação Socioemocional?

Importantes organizações internacionais como a UNESCO e o CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), bem como a BNCC no Brasil, nos orientam e nos ajudam a definir a aprendizagem socioemocional como o processo pelo qual crianças e adultos adquirem e aplicam efetivamente os conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para entender e gerenciar emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos, bem como tomar decisões responsáveis. Abordar a Educação Socioemocional de forma sistêmica, em toda a escola, na família e na comunidade, cultiva intencionalmente um ambiente de aprendizado participativo e eqüitativo.

3. Desenvolver as competências socioemocionais

O Programa de Educação Socioemocional Nuvem9Brasil capacita os professores a trabalharem o desenvolvimento das competências socioemocionais com propostas de ações como atividades, projetos etc.. Estas ações tem caráter intracurricular e interdisciplinar, bem como de fácil incorporação ao currículo escolar. Assim, o processo torna-se envolvente e fornece reais oportunidades para a prática de novas habilidades, trazendo emoções, valores e forças de caráter no foco do cotidiano escolar. Além disso, as famílias são envolvidas nessas atividades, fortalecendo a assimilação de novas atitudes mentais e comportamentos positivos. Importante destacar quando se trabalha um Programa de Educação Socioemocional.

4. Planejamento e ações

Importante destacar quando se trabalha um Programa de Educação Socioemocional: • Criar suporte básico e planejar a Educação Socioemocional. • Fortalecer as competências e a capacidade socioemocional de adultos – professores, diretores, gestores e famílias – modelos para as crianças. • Proporcionar a todos os alunos oportunidades frequentes, planejadas e consistentes da reflexão e da prática socioemocional. • Prática da melhoria contínua para facilitar a implementação de alta qualidade a cada passo do caminho.

5. Escola, família e comunidade juntos

Nesse momento tão importante na vida da humanidade, o Nuvem9Brasil amplia todas a sua pedagogia socioemocional, de forma a oferecer melhores oportunidades de aprendizado para mais pessoas. Sabendo dos passos fundamentais da aprendizagem socioemocional a serem feitos em casa, os alunos e as famílias, através da escola e seus professores, terão acesso a uma série de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências socioemocionais neste momento atual e também no momento da retomada às aulas dentro das unidades escolares. A intenção é fazer com que os membros desses núcleos familiares, sejam crianças, jovens ou adultos, estejam mais conectados entre si e compartilhem essa vivência educativa, desenvolvendo reflexões sobre valores e competências socioemocionais.

PREPARE OS ALUNOS PARA CONTRIBUIREM DE FORMA POSITIVA EM SUAS CASAS, ESCOLAS E COMUNIDADES.

No dicionário, o verbo “acolher” significa refugiar, apoiar e amparar. No âmbito escolar, esse conceito se amplia e tornar-se fundamental no atual momento em que estamos vivendo e no futuro momento de retomada das aulas nas unidades escolares. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, “o acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles.”

Nessa hora, é fundamental que todos os atores da educação básica estejam conscientes da importância das relações socioemocionais. Dessa forma, com as ferramentas corretas em mãos, estes atores – professores, gestores escolares e família – terão plenas condições de acolher os alunos que chegarão em um momento complexo dentro das unidades escolares.

Para isso, uma série de propostas pedagógicas, ferramentas, estarão disponíveis, no formato online, para os diferentes públicos da Educação Básica. Uma forma, também, de promover a ‘Cidadania Digital’, importante componente para a Educação do Século 21.