O Nuvem9Brasil proporciona uma série de estratégias para o desenvolvimento das competências socioemocionais, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Educação Infantil
Na Educação Infantil, o foco do trabalho se concentra no gerenciamento das emoções por meio do programa Vamos Aprender as Emoções com o Kiwi.
Programa de Ensino Fundamental - Anos Iniciais
No Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), os estudantes aprendem os valores essenciais para o desenvolvimento do caráter.
Programa de Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio
Já os estudantes do Ensino Médio revisitam os valores essenciais compreendendo sua importância para a tomada de decisões e para o desenvolvimento e aplicabilidade das habilidades do século 21.
Como o Nuvem9Brasil apresenta as soluções
Educação Infantil
Desenvolvido para reconhecer, nomear, descrever e autorregular as emoções básicas.
As crianças aprendem estratégias de autorregulação para gerenciar oito emoções básicas: surpresa, tristeza, medo, raiva, nojo, antecipação, alegria e confiança.
Leia maisResultados esperados:
- Maior compreensão das estratégias de gestão e regulação das emoções entre os professores.
- Aumento do uso de estratégias de aula para lidar com desafios de gerenciamento das emoções.
- Maior uso de estratégias de gerenciamento das emoções vivenciadas pelos estudantes.
- Maior confiança do estudante na expressão e gestão de sentimentos e emoções.
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Valores essenciais
Estruturar as habilidades socioemocionais por meio do desenvolvimento de valores essenciais capacita as crianças a aumentarem sua autoconsciência e seu autogerenciamento. As crianças também constroem a consciência a respeito dos outros, aumentam as capacidades de relacionamento e tomam decisões responsáveis.
Preparando os estudantes para os desafios.
Aprender a lidar com os novos desafios do mundo no século 21 (Liderança, Empatia, Resiliência).
Criando melhores comunidades.
Desenvolver habilidades e competências para contribuir melhor com a comunidade (justiça, equidade, imparcialidade, otimismo).
Resultados esperados:
- Maior autoconsciência dos pontos fortes e áreas de crescimento no desenvolvimento do caráter.
- Maior consciência sobre os outros, suas emoções e comportamentos observados relacionados ao desenvolvimento do caráter.
- Maior compreensão e expressão de comportamentos ligados a específicos pontos fortes de caráter.
- Aumento da autoconfiança relacionada ao gerenciamento de emoções, autodesenvolvimento e construção de relacionamentos com outras pessoas.
Ensino Fundamental (Anos Finais)
Pesando nos valores
Pesando sobre os valores para aplicação pessoal e na preparação para os desafios: construção de relacionamentos e tomada de decisões na escola e na comunidade (paciência, tolerância, integridade, coragem, perseverança).
Leia maisResultados esperados:
- Maior autoconsciência dos pontos fortes e expressão de comportamentos ligados ao desenvolvimento dos valores.
- Maior consciência sobre os outros e de como o caráter de alguém influencia na construção de relacionamentos.
- Maior compreensão de que há benefícios em aprender valores essenciais para a própria vida.
- Aumento da autoconfiança no gerenciamento de emoções e nas habilidades de tomada de decisão relacionadas à escola e à comunidade.
Ensino Médio
Para maior sucesso nos desafios
Utilizando os valores essencias e conexões com outras pessoas para um maior sucesso no enfrentamento dos desafios da vida e para o crescimento pessoal contínuo, possibilitando vivenciar comunidades mais fortes.
Leia maisResultados esperados:
- Maior consciência de si mesmo e dos outros.
- Maior consciência de como o caráter de alguém sustenta resultados bem-sucedidos.
- Maior compreensão de que os valores aplicados na vida de uma pessoa proporcionam uma série de benefícios.
- Maior autoconfiança no gerenciamento de emoções, no funcionamento executivo, na tomada de decisão e nas habilidades de aplicação relacionadas ao local de trabalho (estudo) e às situações da comunidade.
Alinhamento com o CASEL
O Nuvem9Brasil está alinhado com as cinco áreas de aprendizagem socioemocional, de acordo com o CASEL e a BNCC.